sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Série: Merlin


"Tosco". Esse foi meu primeiro pensamento quando assisti o primeiro episódio de Merlin, série exibida pela BBC desde 2008. Achei os efeitos especiais muito mal feitos para um série de tamanho prestígio lá fora, as atuações fraquíssimas, o cenário totalmente irreal com toda aquela falsa glamourização da idade média (todo mundo limpo, maquiado, bem vestido, depilado, de dentes brancos etc)... mas uma coisa me fez continuar assistindo: o roteiro.

O reino é Albion, mas o castelo ainda é Camelot. Merlin não é um velho de barba comprida e branca  que anda apoiando-se em um cajado (embora assim se disfarce de maneira satisfatória em um episódio). É um jovem esperto e cheio de energia, com uns 20 anos de idade, interpretado pelo novato Colin Morgan.

A história se passa quando Artur era apenas um príncipe e seu pai, o Rei Uther, ainda governava. Todos estão ainda jovens e o reino, na medida do possível, vive em paz. Interessante, não? Nunca antes eu havia visto essa abordagem da lenda arturiana, afinal, o que mais vemos e lemos por aí com frequencia, é que Morgana assassinou Uther e logo Artur se tornou rei, ou qualquer coisa parecida com essa vertente.

Acreditem, ver personagens de uma lenda tão conhecida, sempre imaginando-os mais velhos, cansados e enfrentando guerras de verdade, de uma outra forma... é mágico. A série é muito leve. Tem pitadas de humor, mistério e muita, muita magia. E, claro, algumas características comuns são preservadas e facilmente reconhecidas.

Aos poucos, ao longo das temporadas, tudo o que reclamei no início do texto se aperfeiçoa. Bradley James, intérprete de Artur, além de lindo, é um show a parte. Em sua pele, Artur não é um poço de bondade e compreensão, como mais comumente é retratado. É turrão e extremamente mimado, sedento por atenção. Demora um pouco, mas acabamos por nos acostumar com essa nova imagem do herói medieval.

Na trama, o Rei Uther (Anthony Head) abomina a magia. Quando a série começa, já damos notícias do Grande Expurgo, que foi quando toda a mágica se extinguiu no reino de Albion. Nesse meio tempo o jovem feiticeiro Merlin chega em Camelot, ainda sem ter pleno controle de seus poderes, enviado pela mãe para morar com o médico da corte, Gaius (Richard Wilson), que, em anos passados, envolveu-se com magia, deixando-a de lado em respeito ao rei. Gaius ajuda Merlin a entender seu dom e a utilizar seus poderes da melhor forma possível.


No começo, os episódios seguem a mesma linha: algum pequeno problema surge na corte, Uther manda Artur resolver, ele se atrapalha, Merlin o ajuda com magia, sempre escondendo o fato e sempre tendo Gaius a adverti-lo, Artur acha que fez tudo sozinho e o episódio termina com tudo dando certo. Você acha que nada vai mudar até começar a prestar atenção nos personagens e em suas histórias paralelas.

Morgana (Katie McGrath), ainda boa, tem pesadelos horríveis e premonitórios, mas não pode contar para ninguém além de Gaius, que apazigua tudo dando-lhe poções para dormir melhor. Demora, mas ela, aos poucos, descobre que também tem poderes e conhece sua meia-irmã, a bruxa Morgause (Emilia Fox). É aí que se rebela e foge de Camelot, causando grande susto e distruição, e continua, mesmo longe, tentando dar cabo em Uther e Arthur para tomar o trono.

De todas as alterações e estranhezas dessa versão, a que mais me chamou a atenção foi a retratação de Guinevere (Angel Coulby). Aqui ela é a serva negra de Morgana. Toda a nobreza e delicadeza da Gwen que conhecemos é deixada de lado, tendo a ingenuidade substituída pela coragem. Essa transformação, de todas, é de longe a mais surpreendente e interessante.

No decorrer das temporadas - a quarta começou a pouco tempo e já temos renovação para a quinta - episódios densos e obscuros, em que Artur e Merlin enfrentam perigos mais próximos do que podem ser encontrados em lendas medievais, são intercalados por episódios bem bobocas, como o que um trasgo invade a corte e deixa todo mundo soltando puns fedorentíssimos.

Apesar disso, depois de muita paciência, tudo se estabiliza na terceira temporada com a chegada de dois personagens fundamentais na jornada de Artur: Gwaine (Eoin Macken), meu favorito independente da versão contada da lenda, e Lancelot (Santiago Cabrera, muy hermoso!). Ambos são um toque a mais de familiriadade nesta versão tão alterada de uma história já marcada por determinados fatos que, quando não abordados, parece que falta algo muito importante.

Enfim, para assistir Merlin, você precisa de um pouquinho de determinação, mas afirmo: o encantado retorno é garantido. Merlin luta bravamente para que sua magia seja aceita, reconhecida e usada para o bem. E é mágico acompanhar todo esse delicoso processo!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Herói Perdido, por Rick Riordan

Mais uma série incrível do excelente autor Rick Riordan! Depois de finalizar Percy Jackson e os Olimpianos, abordando a mitologia grega, Rick iniciou a trilogia As Crônicas dos Kane, sobre os deuses do Antigo Egito, cujo primeiro livro eu já resenhei aqui. Agora, enquanto aguardamos o segundo livro da trilogia e a concretização de rumores sobre uma série envolvendo lendas nórdicas, podemos nos deliciar com O Herói Perdido, primeiro livro da série Os Heróis do Olimpo, que mistura a mitologia romana com a grega.

O herói perdido é Percy Jackson, personagem já conhecido e devidamente resgatado nessa nova história. Além dele, reencontramos também Annabeth, Thalia e Quíron, todos dentro do nosso querido e reconstruído Acampamento Meio-Sangue. Eu particularmente adorei esse resgate: todo mundo quer saber o que acontece com nossos personagens favoritos quando o livro acaba de vez, e Rick nos deu esse grande presente mostrando que a jornada de Percy não teve mesmo um fim.

Nesta saga, temos os amigos Piper, Leo e Jason, três amigos semideuses que são retirados de forma nada delicada de sua antiga escola, sendo levados ao Acampamento Meio-Sangue e reclamados por seus pais, os deuses Afrodite, Hefesto e Júpiter. Peraí... Júpiter?

Isso mesmo. É aí que a mitologia romana é inserida na narrativa. No começo, ficamos um pouco confuso com a mistura de referências, mas depois de nos familiarizarmos com esse novo território, fica mais fácil entender.

O enredo é o seguinte: Jason está sem memória: não lembra quem é e de onde vem. Mas sabe que tem uma missão importante a cumprir com a ajuda de seus amigos. Aliás, seriam eles seus amigos mesmo? Ele não tem certeza. Por mais que tente, não consegue se recuperar da amnésia.

Ele precisa correr contra o tempo e contar com Leo e Piper para salvar uma deusa aprisionada, domar um dragão atrevido feito de engrenagens e salvar o pai da garota, que esconde um grande segredo: será capaz de trair seus amigos? Ao mesmo tempo, Leo, meu personagem favorito, aprende a lidar com traumas de infância com um dom muito especial que não era visto há muito, muito tempo.

Pela primeira vez temos Rick escrevendo em terceira pessoa, fato que estranhei um bocado no início. Ainda prefiro suas narrativas em primeira pessoa, me sinto bem mais próxima dos personagens. Apesar disso, o senso de humor do autor continua impecável e discreto. A única coisa que não gostei foi que meu exemplar estava lotada de erros de edição! Nomes de personagens trocados em falas, palavras erradas... O que aconteceu, Editora Intrínseca? Tantos erros assim depois de passar por três revisores é um absurdo.

Enfim, apesar desses pesares, o livro é ótimo, como tudo o que Rick Riordan faz. É apaixonante e um prato cheio para os orfãos de Percy. A continuação, intitulada O Filho de Netuno, não demora a ser lançada. Mal posso esperar!


MUDANDO DE ASSUNTO...

Minha querida amiga Juhjuh, me passou os primeiros selinhos que o blog ganhou! Aqui estão eles: 


E tenho que responder as seguintes perguntas, no primeiro momento menininha por aqui:

1º- Top três melhores produtinhos: Hidrante Crazy, de morango, da Água de Cheiro, esmalte Angélica, da Risquè e blush cor 04, da Vult.

2º- Segredos de Beleza: Não passar vontade.

3º- Uma Personalidade:
Britney Spears ♥

4º- Uma musica: A primeira que me veio em mente: Dancing With Tears in my Eyes - Ke$ha.

5º- Uma Foto: Britney na Femme Fatale Tour, porque o dia no show do Brasil tá chegando e eu estarei lá!


Eu deveria escolher três blogs para receber os selos e fazer o mesmo, mas acho que o meu círculo de contatos não é tão grande e nem adequado pra isso, hahaha! Então fica aqui só o meu agradecimento por ter ganhado esses e a recomendação de que todos visitem e comentem no www.juhjuhfernandes.blogspot.com

E por hoje é só!