segunda-feira, 16 de maio de 2011

Livro: Como desaparecer completamente e nunca ser encontrado, por Sara Nickerson

Esse livro caiu em minhas mãos quase que ao acaso. Foi minha opção em uma troca de livros na internet, e eu o escolhi sem saber absolutamente nada sobre ele, pois na descrição do site de trocas continha pouquíssimos detalhes. O livro chegou intacto, dando a impressão de nunca ter sido lido e nem ao menos folheado. E, sendo assim, posso dizer que tenho muita pena do antigo dono dele, que perdeu uma excelente leitura!
A personagem principal desta história é Margaret, uma menina de 12 anos que era bem diferente das outras por acreditar em coisas que ninguém mais daria créditos. Seu pai morreu e desde então sua mãe, Lizzie, vive em silêncio, mal prestando atenção nas tarefas domésticas. Margaret também tem uma irmã mais nova, Sophie, que consegue ser irritante e indispensável ao mesmo tempo durante toda a história.
 Um dia, Margaret e Sophie são levadas pela mãe até uma mansão abandonada, onde Lizzie coloca uma placa À VENDA PELO PROPRIETÁRIO no jardim. Absorvendo todo o clima obscuro e o mistério em torno daquela casa, Margaret, permeada no silêncio da mãe, se convence de que tudo isso tem a ver com a morte de seu pai. Ela começa uma investigação em parceria com o vizinho da mansão, Boyd, um companheiro que possui uma coleção de revistas em quadrinhos muito especial.  
Como desaparecer completamente e nunca ser encontrado foi escrito por Sara Nickerson inicialmente em forma de roteiro, e, por isso, é repleto de histórias em quadrinhos que ilustram a história e dão um toque a mais de suspense, permitindo que o leitor visualize exatamente o que está acontecendo durante a narrativa.
Com um final surpreendente, a história mistura realidade e ficção na medida certa, fazendo com que o possível e o impossível se entrelacem de maneira sutil. Este livro é, com certeza, uma bela lição de como o mundo e as pessoas podem ter sempre dois lados: um bem bonito e o outro nem tanto.
Gostei tanto deste livro que, ao terminar de ler, corri para o computador e enviei um email para a autora Sara Nickerson, tanto para elogiá-la quanto para pedir algumas dicas quanto à escrita, e ela me respondeu docemente, com conselhos e palavras que eu levarei comigo pra sempre. Ela é muito educada e acessível, porém se manteve em silêncio quando perguntei a respeito de um próximo livro. Espero que isso não seja um mau sinal! Continuei em contato com ela pedindo dicas e orientações, e sempre recebo respostas que me deixam com mais vontade de melhorar minha escrita. Com certeza, se um dia eu escrever um livro, parte da dedicatória vai para ela!
Se você quer saber como desaparecer completamente e nunca ser encontrado, leia esse livro e suas ótimas dicas, mas sem se esquecer de que elas podem não funcionar tão bem assim...!

2 comentários: