terça-feira, 31 de maio de 2011

Música: Endlessly, por Duffy

Acho que, por tudo que li e ouvi por aí, sou a única fã da cantora galesa Duffy que prefere seu segundo álbum, Endlessly, ao primeiro, Rockferry. É claro que o Rockferry tem uma elegância incontestável, com músicas maravilhosas como a excelente Stepping Stone, o hit Mercy e, na versão deluxe, a minha favorita, Rain On Your Parade e Breaking My Own Heart. Eu adoro a voz e o timbre da Duffy, como já disse em outro post por aqui, destesto vocais fortes e pesados e a voz dela consegue amaciar meus ouvidos perfeitamente. Contudo, reconheço que muita gente acha a voz dela chata, estridente e cansativa, e é por isso que eu acho o álbum Endlessly muito mais interessante de modo geral, do que o Rockferry.
Quando escutamos o Rockferry, fica evidente o clima vintage em letras e melodias, além dele ser mais obscuro e tristonho. Isso não está ausente no Endlessly, porém, entrelaçada à essas características, temos um toque mais leve e pop, que eu particularmente acho que combinou muito bem com a Duffy!

É uma pena a aceitação ruim que o Endlessly teve e o desânimo em divulgá-lo por parte da Duffy. O álbum é cheio de músicas brilhantes, começando pela faixa inicial, My Boy, que talvez teria sido uma escolha melhor como primeiro single, com seu refrão fácil de decorar. Em seguida temos a balada Too Hurt to Dance, que é uma das minhas favoritas por causa da letra: "Please, Mr. DJ, would you turn the music down? Why can't you understand? I'm too hurt to dance tonight...". A terceira faixa, Keeping My Baby, é a mais bem humorada do álbum, e é como se fosse uma releitura de Papa Don't Preach, só que com mais classe e menos irreverência.

Well, Well, Well
é a quarta faixa do álbum e a única música trabalhada por Duffy (até agora, mas acredito que ela vai parar por aí mesmo) e que eu considero como tendo a mesma vibe de seu maior hit, Mercy, mas que não obteve o mesmo êxito, infelizmente. Don't Forsake Me, outra balada, é uma das músicas favoritas e mais bem aceitas do Endlessly, tanto pelos fãs quanto pela crítica. É inegavelmente bonita e eu já me peguei cantando o refrão inúmeras vezes em momentos em que eu estava um pouco pra baixo. A faixa título do álbum, Endlessly, é a menos marcante pra mim. Quando penso no álbum, é a última da qual me lembro e tenho vontade de ouvir.

Breath Away
é outra música que eu apostaria fortemente como single: a letra é ótima e a música é comercialmente gostosa de se ouvir, dando abertura para o início do segmento mais pop do álbum: Lovestruck  e Girl (que foram comparadas à músicas de Britney Spears), duas faixas mais dançantes e despretenciosas. 


A faixa de encerramento, Hard For The Heart, é forte candidata a ser uma das minhas preferidas não só do álbum, mas também da Duffy (só não superou ainda meu amor por Rain On Your Parade). A letra e a melodia são emocionantes, e a voz da Duffy está perfeita.

Fico triste por ver o Endlessly ser tratado com tanto desleixo, mesmo que eu seja uma das únicas pessoas que o considere muito melhor que o Rockferry. Duffy foi realmente corajosa em se arriscar dessa forma e não deveria ter desistido tão rápido de um trabalho tão bem feito. Resta a nós apreciá-lo mesmo sem apresentações ao vivo, divulgação e vídeo-clipes, mas garanto que sua essência mesmo assim não é perdida. Ah, e palmas para o shoot lindíssimo do álbum - gostaria de ter uma cópia física, porque é bem bonito mesmo!

3 comentários:

  1. eu não conheço praticamente nada dela, só as músicas que fizeram sucesso, mas vou seguir a sua dica!

    ResponderExcluir
  2. não a conheço,mas achei essa ultima foto do post linda!
    Lissoca era vc q gostava tanto de fanlistings quanto eu? hahaha esses dias eu fiquei entrando em mais algumas e lembrei q vc me pediu dicas do que colocar mais aqui na barra lateral
    é uma ideia!
    xeru ;*

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma pena todo o ocorrido. Eu também gosto muito do Endlessly. Dava para ele ter feito muitas coisas com ele. Mas, eu estou no aguardo do terceiro álbum. Eu gosto muito da Duffy ♡

    ResponderExcluir