sábado, 25 de junho de 2011

Harry Potter: O verdadeiro significado

Ultimamente tenho sentido uma raiva crescente no que se diz respeito à fãs de Harry Potter. Todo esse rebuliço em torno do ultimo filme da saga faz com que surjam pessoas se dizendo fãs dos buracos mais escuros e imagináveis possíveis. Gente que eu posso jurar que leu cada livro uma vez, ou que se sente suficientemente alimentada pelos filmes. E me pergunto: qual será o verdadeiro significado da saga na vida das pessoas? Não sei se quero realmente saber.

Li o primeiro livro da serie, Harry Potter e a Pedra Filosofal, aos 10 anos de idade. Uma amiguinha da escola me emprestou. Aos 11, ganhei os 3 primeiro livros da serie. Aos 12, o quarto, aos 14 o quinto, aos 16 o sexto e, por fim, aos 18, o sétimo e ultimo livro. Foram anos pautados na espera, na ansiedade, e na felicidade de ter um novo livro em mãos, sempre lendo e relendo milhares de vezes.

Nesse meio tempo, os filmes foram lançados. Na medida permitida por minha cidade interiorana, assisti cada um deles na data de estréia, mas com empolgação comedida. Sempre os desprezei parcialmente por darem lugar a efeitos especiais excessivos e se esquecerem de detalhes importantes na historia. Mas ainda assim me sentia feliz por poder ver meus sonhos materializados na tela.

Porem, agora, tão perto do fim definitivo - sem livros e sem mais filmes -  o vazio me persegue e eu me sinto realmente agradecida por termos um ultimo filme para uma despedida digna. Eu tenho um sentimento muito forte por essa história, que me acompanhou por tantos anos da minha vida. Brinquei de aula de poções, enviei corujas com um grupo de amigas, escrevi fan fics, fui o Rony, colecionei álbuns de figurinhas, colori revistas de desenhos, ri e chorei.

Harry Potter fez REALMENTE parte da minha vida, muito mais do que um livro interessante, muito mais que uma historia diferente no meio das chatices que nos mandavam ler na escola. Talvez seja por isso que me sinto tão irritada ao ver "qualquer um" se declarando fã, por mais que soe infantil ou egoísta. Tenho certeza que milhares de fãs ao redor do mundo passaram pelo mesmo que passei e possuem o mesmo sentimento.  Externo aqui o sentimento de vazio, incompreensível aos olhos da maioria, quando tudo isso acabar. Anseio pela chegada do dia 15. Quero que ele venha e se vá na mesma rapidez, porque tenho certeza que meu coração vai ficar apertado diante de tantas emoções misturadas.

Obrigada, J.K Rowling, por ter feito com que eu aprendesse a acreditar verdadeiramente em qualquer tipo de magia, do fundo do coração, quando eu ainda era uma criança e por ter conseguido manter isso até hoje, como adulta. Obrigada, Harry, Rony, Hermione e tantos outros personagens, por serem meus amigos fiéis diante das agonias passadas durante essa fase conturbada de crescimento e formação de personalidade. Se hoje sou quem sou, é porque, além de toda a educação familiar e escolar recebidas, eu pude contar com uma realidade paralela que me ensinou muito mais do que eu poderia aprender na minha vida real.

Hoje, perto de fazer 22 anos, vejo que quando eu comecei a descobrir esse mundo, pelo menos metade dos atuais fãs mal haviam saído das fraldas. Desejo, de todo o coração, que eles possam usufruir de toda a mágica e emoção que eu. Eles nunca esperaram por nada, e assim continuarão, agora que tudo já está pronto e sei que nunca poderão partilhar dos sentimentos que consegui experimentar. Desejo também que esses pseudo-fãs surgidos do nada se comovam de alguma maneira e se sintam envolvidos não só pela história, mas pela essência de tudo o que foi ensinado em todos esses anos.

Posso afirmar que minha carta de Hogwarts chegou aos meus exatos 11 anos. Que frequentei as aulas, que levei detenções e que me doeu a barriga de tanto comer sapos de chocolate. Nunca percam as esperanças. Tudo isso acontece para quem sabe acreditar de verdade. Que esse término seja apenas simbólico, e que essa história permaneça viva em nossos corações pelos muitos anos que ainda virão. Afinal, já diria Sirius Black: "Aqueles que amamos nunca nos deixam realmente. Podemos sempre encontrá-los em nossos corações".


7 comentários:

  1. gostei do texto. bem escrito, mas eu achei infantil essa parada de "fã de verdade" cada um sabe o que sente sobre a série. Mas sou leitor de HP desde 2001, aos 14 anos, e tô muito ansioso pelo final da saga 10 anos depois que li o primeiro livro.

    ResponderExcluir
  2. eu chorei lendo, de verdade, e eu nem preciso explicar pra você.eu sei que a maioria das pessoas acha isso de fã de verdade infantil, mas eu me sinto exatamente assim - quando eu vou ao cinema no dia da estreia e vejo aquele monte de gente conversando, uma grande parte fazendo perguntas do tipo: você já leu o livro? ele morre no final?quem é tal personagem? o que que aconteceu no último filme mesmo?, e ao mesmo tempo achando que são os maiores fãs, me dá uma dorzinha no peito, uma vontade de falar: olha eu aqui! 22 anos e três horas na fila, sem fantasia mas com o maior amor do mundo,por aqueles que foram minha vida e serão pra sempre os meus preferidos. ainda tenho pôster na parede, todos os animais de estimação que eu tive/tenho tiveram nomes considerados incomuns (como as galinhas belatrix, andrômeda e narcisa, o coelho pelúcio e os gatos luna, lilá, rony, harry e hermione), eu tinha correio coruja, falava lumus quando acendia a luz, era a hermione e mais um tanto de personagens e artefatos, brincava de adedonha potteriana e tive as mesmas matérias que os alunos de hogwarts. eu me sinto como você, mas coma diferença que eu não quero que seja rápido, eu quero ficar dentro da sala de cinema muuuito tempo, porque de certa forma é uma despedida, que vai durar pelo menos até eu reler pela centésima vez (ou quase isso) a série novamente.não vai existir mas a expectativa e talvez o coração disparado, mas o amor e aquela fagulha de sempre vai permanecer, eternamente.

    ResponderExcluir
  3. Amiga lindo texto. Tomara que as próximas gerações tenham a oportunidade de viver algo remotamente parecido com o que viveu os fãs que ficaram com Harry até o fim.
    Mas não quero que passe rápido quero que demore, quero curtir cada minuto, cada sessão em que assistirei o filme, em cada revista que comprar e em cada figurinha que colar no álbum.
    Só mais uma coisinha, eu tenho tudo que está nesta ultima foto do post. Adooooro

    ResponderExcluir
  4. QUE LINDO SEU BLOG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)

    Harry Potter marcou a minha vida, cresci lendo... vou passar vergonha na sala de cinema assistindo a pt II, eu vou me debulhar em lágrimas, FATO.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eba, claro! Vou linkar o Shimmy-oh também. :)

    ResponderExcluir
  6. Incrível...
    A magia existe está ai para que todos possam ver, por isso aqueles não a veem são chamados de trouxas.
    Como você disse não sou da época que se esperava lançar livros de Harry Potter, peguei uma era onde tudo estava pronto infelizmente não vou sentir esse tipo de ansiedade mas posso te garantir eu senti aquela que você fica querendo decifrar o porque do nome do capítulo doido para ir no rodapé do livros para ver se o que acha que vai acontecer realmente é verdade sei que essa não nem um terço da que você pode vivenciar...
    Harry Potter nos ensinou e nos ensina muitas coisas desde de trato das criaturas mágicas até poções(kkkk) brincadeira, ensina que amizade é a maior virtude e com ela conseguimos tudo, Harry Potter nos faz ser crianças as vezes ou vai dizer que vc nunca pegou um pauzinho para brincar ? nos faz ser maduros....
    Termino com uma frase da nossa querida Luna: "Aquilo que perdemos arranja sempre maneira de voltar para nós."

    Ps. não quero dizer que perdemos Harry Potter mas que sim ele um dia pode voltar

    ResponderExcluir
  7. Hey, voce alem de escrever tambem fala muito bem.
    SUCESSO

    ResponderExcluir