quinta-feira, 28 de julho de 2011

Música: Willa Was Here, por Willa Ford

Sim, você provavelmente nunca ouviu falar dela. Mas, dentre as pessoas que a conhecem, ela é chamada de "The Original Ke$ha", por ter proposto, há 10 anos atrás, a introdução do pop a um lado trash, extremamente sexual e ao mesmo tempo glamouroso. Na época, não funcionou bem, e hoje também não sei se funcionaria: as músicas tem agora uma essência noventista inconfundível. No entanto, a cantora Willa Ford é e sempre foi uma das minhas favoritas no mundo pop, mesmo hoje depois de tanto tempo fora do mercado musical e investindo em outras áreas.

Amanda Lee Williford começou sua carreira em 1998, ao gravar para a trilha sonora do filme Pokémon a canção Lullaby sob o nome artístico Mandah. A música chamou a atenção de produtores e logo ela foi contratada por uma gravadora, que decidiu por bem mudar seu nome para Willa Ford e evitar confusões com a já bem sucedida cantora Mandy Moore.

O álbum "Willa Was Here" foi lançado em 17 de julho de 2001, pela Lava Records/Atlantic Records, e estreou em 56º na Billboard, uma posição bem fraca comparada à qualidade do trabalho. Em algum ponto de sua carreira - não sei exatamente qual, porque essa pra mim é uma parte desinteressantíssima - Willa namorou o Backstreet Boy Nick Carter, e vocês podem imaginar o quanto ela foi agourada pelo bando de fãs descontroladas da boyband. Mas isso é só um fato a parte. Willa nunca precisaria se apoiar em alguém tendo tamanho talento. Ela, que inclusive canta ópera, tem uma voz delicada e macia, mas que consegue se impôr nos arranjos de cada música.

Para mim, a falta de reconhecimento do álbum se deu pela forma como Willa se apresentou ao mundo. Era agressiva demais em meio à tantas cantoras pop que eram sexualmente inocentes. Ao contrário das já coroadas princesas do pop - Britney, Christina Aguilera, Jessica Simpson e Mandy Moore - Willa era realmente uma bad girl e destoava do bando. Seu primeiro single, I Wanna Be Bad, não a deixava negar o fato. O vídeo, inclusive, foi parcialmente censurado pela MTV.


O segundo e último single do álbum foi a excelente música Did Ya Understand That?, que não foi bem aproveitada por seu clipe ter um conteúdo considerado um tanto quanto adulto. No enredo, Willa descobre que seu namorado (na época, o ator do clipe era seu namorado na vida real) a está traindo, e acaba na cama com a amante dele como forma de vingança. Na versão do clipe, a música ganha um trecho remixado com um toque roqueiro. A imagem escurece, Willa grita e quebra uma guitarra com o símbolo da Playboy. 


 O álbum poderia ter tido outros singles lançados, como a excelente Ooh Ooh, divulgada por Willa algumas vezes, a minha preferida, Don't You Wish, Somebody Take the Pain Away, com sua letra forte e bem escrita e até mesmo a baladinha Tender


Com o flop, Willa se aquietou rapidamente e começou a trabalhar em novas músicas. O álbum produzido na época foi intitulado Porn Poetry e nunca foi lançado. Ele tinha um conteúdo muito mais explícito, que conhecemos através do single A Toast To Men, com a participação da rapper Lady May, na época lançado de forma avulsa. Hoje conhecemos algumas músicas vazadas ao longo do tempo, como a elogiada SexySexObsessive e Goddamn Erotic.

Depois de ter o segundo álbum engavetado, Willa começou a investir em outras vertentes: atuou em filmes de pouco reconhecimento, fez campanhas como modelo e posou para a Playboy americana. No meio disso tudo, casou-se com o jogador Mike Modano.

Recemente, mandei uma mensagem no Twitter para ela e recebi uma reply que me deixou muito contente. Willa está de volta aos estúdios de gravação, finalmente!


 Agora é esperar pra ver, ou melhor, ouvir. Mas não tenho dúvidas do talento da Willa, e espero que agora, depois de tantos anos, o mundo esteja preparado para ela! Uma voz como a dela merece ser muito tocada por aí, e ela, com toda certeza, merece ser reconhecida como ícone pop.

4 comentários:

  1. Gostei, nao conhecia ela, mas amava Pokemon, então ouvi a musica sem saber rs. Adorei ela ter respondido seu tweet tb. Achei digna ela! ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu assistia pokemon e nunca ouvi essa lullaby, to ouvindo agora no youtube...
    Sendo beeeem sincera, achei ela meia boca... Quem surgiu primeiro, ela ou a britney? pq acho o jeito de cantar, de olhar pra tela, igualzinho a uma britney de im a slave 4 u....
    nao sei quem veio primeiro, mas foi a impressao que me passou...
    A musica é legalzinha (levando em consideração que eu nao sou looouca por pop...) e ela eh bonitona, mas sei la... de repente hoje em dia ela faz mais sucesso...! =)

    ResponderExcluir
  3. Lissa!!! Você está viva!!! hahahahahah...AMEI ver seu comentário no meu blog, de verdade!
    Bons tempos, né? Eu adorava :)
    Vou favoritar seu blog no meu! Continua postando sim, hein? Virei sempre aqui também :)
    Beijos :**

    ResponderExcluir
  4. WILLAAAAA
    kkkkkkkk gente, lembro mt dos bons tempos de odio a coitada
    mas continuo não curtindo mt as musicas dela =/ hahahaha
    que linda vc ganhou reply dela!

    ResponderExcluir