sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Filmografia: Audrey Hepburn


Resolvi abrir uma nova tag no blog! Hoje vou falar de uma atriz e sua carreira, já que simplesmente não consegui escolher um único filme pra comentar. Então, vi a necessidade de criar a tag Filmografia. Afinal, tenho certeza que esse caso não será isolado!

Quando me perguntam quais atrizes contemporâneas são as minhas favoritas, minhas respostas sempre são Claire Danes e Piper Perabo. Já falei de alguns trabalhos delas por aqui, inclusive. Difícil alguém não saber disso.


O que pouca gente sabe é que eu sou apaixonada por filmes clássicos e tenho uma atriz favorita posicionada acima de qualquer outra que esteja nas telas atualmente. Seu nome é Audrey Hepburn.

Pra mim, Audrey Hepburn é a personificação da classe, da elegância e da fineza que uma mulher deve ter, além de ter sido extremamente competente na profissão que escolheu e ter tido profundo engajamento social. Ao contrário da vulgar e vazia (e atriz medíocre, garota problema e diversos outros adjetivos do gênero) Marilyn Monroe, seu maior contraponto na época, Audrey procurou sempre se mostrar focada em objetivos reais e não precisou se tornar um símbolo sexualmente abusivo para ter destaque em Hollywood. Seu talento transcendia a extrema beleza. E, muito mais que isso: Audrey sempre foi considerada uma mulher de carisma, gentileza e bondade sem limites.

Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de assistir a todos os seus filmes. Pouco a pouco estou montando minha coleção comprando os dvds de seus filmes (ou ganhando dos meus amigos, né, Bruno? Né, Laila? HAHA <3), mas resolvi, mesmo assim, falar um pouco aqui no blog sobre seus trabalhos mais conhecidos e elogiados. Vamos lá!

1. A Princesa e o Plebeu - Roman Holiday (1953)
 Audrey já havia trabalhado um bocado nas telas antes de obter reconhecimento por este filme. Com o galã Gregory Peck no elenco, a história retrata a Princesa Ann, docemente interpretada por Audrey, que se cansa de suas funções reais e decide se divertir anonimamente em Roma. Ela acaba se envolvendo sem querer com um fotógrafo (Peck), que inicialmente tenta se aproveitar dela para obter algum furo de reportagem, mas, posteriormente, se apaixona perdidamente pela princesa. O filme é uma comédia romântica bem leve e simpática! Já compõe minha coleção e é um dos filmes de Audrey que mais gosto. Audrey Hepburn ganhou o Globo de Ouro e o Oscar por sua delicada Princesa Ann - nada mais do que merecido.

2. Sabrina (1954)
Um dos filmes de Audrey que eu ainda infelizmente não pude assistir ou adquirir, e morro de pesar por isso! Contracenando com meu queridíssimo e charmoso Humphrey Bogart (mal posso acreditar que ainda não vi isso!), Audrey interpreta Sabrina, uma mulher disputada por dois irmãos. Ela é filha do motorista da família Larrabee e retorna para viver com o pai após passar um tempo em Paris. Sabrina sempre foi apaixonada por um dos irmãos, mas, se eles se casarem, uma importante fusão de negócios ficaria prejudicada. O outro irmão resolve intervir e também acaba se apaixonando por ela. Audrey foi indicada mais uma vez ao Oscar por este papel, mas infelizmente não venceu. Em 1995, houve uma refilmagem com Harrison Ford e Julia Ormond, que você pode conferir quase todos os dias na Sessão da Tarde.

3. Guerra e Paz - War and Peace (1956)
Este foi o primeiro filme que assisti com Audrey Hepburn. Que infeliz escolha a minha, pois o filme é chato (sinceridade!). Apesar das lindíssimas locações e elaborados figurinos, este drama épico é muito cansativo, tal como a obra literária na qual foi insipirada. Audrey é Natasha Rostov e participa da época da Batalha de Austerlitz, liderada por Napoleão contra os impérios europeus. É necessário um pouquinho de paciência e determinação para chegar até o fim desse filme. Confesso que assisti meio mal, levantando e saindo da sala. Ainda não o tenho em minha coleção, mas assim que o tiver, vou assistir com mais afinco.

4. Cinderela em Paris - Funny Face (1957)
Mais um para a lista de não assistidos. Aqui, Jo Stockton, interpretada por Audrey Hepburn, dança e canta pelas ruas de Paris com Dick Avery - ninguém menos que o astro Fred Astaire. Ele é um fotógrafo de uma revista de moda que descobre nela, uma balconista de loja tímida e reservada, uma promissora grande modelo. E é claro que rola um clima! O filme é dirigido pelo co-diretor de Cantando na Chuva, então já dá pra ter uma noção do que é mostrado nas telas: muita dança, música e carisma.

5. Uma Cruz à Beira do Abismo - The Nun's Story (1959)
Minha mais recente aquisição para a coleção, foi presente de aniversário do meu amigo Bruno, do blog Filmes Vistos & Revistos. A história inicia-se em 1930, quando Gabrielle, uma jovem filha de um cirurgião bastante conhecido, entra para o convento. Ela quer trabalhar como enfermeira no Congo Belga, mas tem muita dificuldade em aceitar a rígida rotina da vida religiosa e adia este desejo, passando três anos na enfermagem de um hospital psiquiátrico para treinamento. Audrey foi indicada ao Oscar também por este papel, um dos mais sérios e profundos que já interpretou.

6. Bonequinha de Luxo - Breakfast at Tiffany's (1961)
Esse é o sinônimo ideal para clássico, decididamente. Por menos que você aprecie filmes antigos, garanto que já ouviu menção a este. O roteiro desta história é baseado no livro de mesmo nome escrito pelo incrível (e recomendadíssimo - falarei dele por aqui em breve) autor Truman Capote. Essa é a personagem mais ousada que Audrey interpretou: festeira, fumante e desordeira, mas ainda assim um poço de dignidade recolhida. Ela é Holly Golightly, uma jovem que passou a infância na fazenda, casou-se aos 14 anos e, sem aguentar a pressão da vida que levava, fugiu para Hollywood com o intuito de se tornar uma famosa atriz. Porém, seus planos se desviam quando ela muda para N.Y e, na tentativa de se casar com um milionário, acaba passando a ser bancada por um mafioso que está preso, e tem que se tornar uma garota de programa. Sendo assim, ela se envolve com seu vizinho, um jovem escritor também bancado por uma amante rica. Inicialmente, o papel de Holly seria dado a Marilyn Monroe, amiga pessoal de Truman Capote. Mas, é claro, para um papel que deveria ser denso e leve ao mesmo tempo, era preciso uma atriz de verdade, não um corpo bonito. Então, Audrey foi escalada e (novidade, cadê você?) indicada ao Oscar por mais este papel. Destaque para a cena em que Holly canta a música Moon River, especialmente escrita para a voz de Audrey.

7. Charada - Charade (1963)
De todos os filmes de Audrey ainda a assistir, sem dúvidas este é o que tenho mais curiosidade. Pretendo adquiri-lo amanhã sem falta! (Dica: a quem possa interessar, o dvd está disponível nas Lojas Americanas, por R$ 12,99. Imperdível!) Charada aborda a vida de Regina Lambert (Audrey), uma rica mulher prestes a se divorciar quando descobre que seu marido foi fria e misteriosamente assassinado durante uma viagem de trem, logo após ter sacado todo o dinheiro do casal. Regina então é ajudada pelo personagem do galã Cary Grant, Peter Joshua, cuja figura permanece com o caráter dúbio até o final. Torçam para que eu consiga esse dvd rápido ou a curiosidade me consumirá!

8. Minha Bela Dama - My Fair Lady (1964)
Eliza Doolittle é, com certeza, a minha personagem favorita, dentre todas as que foram interpretadas por Audrey Hepburn, que, por sua vez, está engraçadíssima no papel. Não entendo porque ela não foi indicada ao Oscar - para mim, é sua melhor interpretação e a afirmação da atriz versátil que ela sempre foi. Eliza é uma vendedora de flores maltrapilha que se esgueira pelas ruas de Londres para ganhar alguns trocados. Fala alto e muito errado. Em uma de suas andanças, conhece o professor de fonética Henry Higgins (o ator Rex Harrisson), um indivíduo com uma capacidade inacreditável de descobrir sobre a personalidade das pessoas só pelo modo como elas pronunciam as palavras. Quando ele escuta o sotaque horroroso de Eliza, aposta com um amigo que será capaz de transformá-la, em seis meses, em uma dama da alta sociedade. Nem preciso comentar quanto trabalho Eliza dá para ele. É um verdadeiro exercício! História cativante e sem nenhum beijo na boca: era quando se podia fazer um bom filme romântico sem qualquer contato físico direto entre os personagens.

Audrey Hepburn esteve nas telas até 1989, quando se retirou e passou seus últimos anos em missões pela Unicef, fazendo palestras, visitando países pobres e promovendo eventos com causas beneficentes. Essa explêndia atriz faleceu de câncer, aos 63 anos de idade. Aqui, falei um pouco, bem pouco, sobre alguns de seus filmes mais famosos, mas a lista é bem grande e comporta títulos muito interessantes que ainda não tive acesso, infelizmente, mas que correrei atrás para conseguir ter minha coleção completa e digna da grande atriz que Audrey foi. Uma grande personalidade, um grande talento, um grande coração e uma grande perda para o cinema, hoje eternizada e reconhecida conforme merece.

"Nothing is IMPOSSIBLE, the word itself says: I'M POSSIBLE!" - Audrey Hepburn

5 comentários:

  1. Infelizmente não temos mais atrizes com antigamente, hoje elas perderam o glamour, a aurea de divas e o talento refinado. Mas felizmente o trabalho de atrizes como Andrey Hepburn continuam ainda chagando até nós.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que lindo o seu blog! Aos poucos vou lendo tudo! Amo a Audrey e como estou numa vibe de filmes antigos, vou pegar alguns dela que ainda não vi que você citou aí em cima... obrigada pela dica! haha Beijão

    ResponderExcluir
  3. Já pensei em criar uma tag "filmografia" no blog também! :) Mas ando tão preguiçosa...

    Adoro a Audrey, meu filme favorito com ela é ROMAN HOLIDAY! <3 (Não diga???) Lembro de ter assistido sem querer quando criança, no corujão, e me apaixonado...

    Ela é linda. Uma das mulheres mais lindas que já pisaram nesse mundo. RIP!

    ResponderExcluir
  4. Nao li tudo, prometo voltar e ler, mas AMEI o "I'M POSSIBLE" ♥

    ResponderExcluir
  5. Nossa Lissa..
    adorei o post, foi praticamente uma aula de cultura!! *-*
    Outra coisa que adorei foi vc criar uma tag filmografia, acho que vai ser ótimo!! =) (eu vou adorar!!)
    Bjs e uma ótima semana!!
    =)

    ResponderExcluir