terça-feira, 16 de agosto de 2011

Série: Camelot


Injustiçada. Não consigo definir esta série com outra palavra quando penso em seu fim prematuro. Camelot é uma série britânica exibida e produzida pelo canal Starz e tem seu roteiro baseado na obra Le Morte d'Arthur, escrita por Sir Thomas Malory, abordando a história do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola  Redonda.

O enredo envolve uma versão diferenciada da clássica lenda Arturiana. Merlin não é um senhor barbudo, e sim um homem forte e vigoroso de, no máximo, 30 e poucos anos. Artur é apenas um rapazola de noções ainda verdes, Vivian é uma criada exótica de Morgan(a), Excalibur é uma bela jovem, Camelot é um castelo em ruínas... estes são alguns dentre tantos outros detalhes que eu nunca antes havia conhecido e que muito me agradaram ao serem mostrados nesta série.

Com o assassinato misterioso do Rei Uther, o caos começa a assolar a Grã-Bretanha. Merlin, magnificamente interpretado pelo competente Joseph Phiennes, tem visões de um futuro sombrio e decide trazer o bastardo de Uther à tona para assumir o trono. Artur é um jovem atrevido e com os hormônios a flor da pele, que foi criado por plebeus e até então desconhecia sua linhagem real. Tudo parece fácil de ser readministrado, se não fosse a ambiciosa meia-irmã de Artur, Morgan Le Fay, que está decidida a tomar o trono custe o que custar, utilizando forças mágicas para conseguir o comando desta batalha épica.

Jamie Campbell Bower, intérprete do Rei Artur, foi muito criticado por sua performance na série, acusado de passar a seu presonagem um ar excessivamente imaturo. Também foi chamado de feio - eu mesma o achava feio, hoje o considero charmosíssimo. Mas, acredito eu, que essas características foram mesmo ressaltadas propositalmente, e gosto delas. Eva Green também se destaca muito, é a perfeita Morgan(a). Um grande desperdício foi cometido ao tirarem de seu cunho a interpretação de uma personagem tão complexa.


Camelot foi cancelada depois de apenas dez episódios. O motivo alegado pelo canal Starz foi o alto custo de produção e a audiência baixa: 1,5 milhão de espectadores não foi suficiente para a produção da série. Para ela, Camelot não foi um fracasso, mas estava longe do desempenho desejado. Para completar a decepção dos fãs, a season finale apresenta um episódio com final em aberto.

Ainda assim, vale a pena dar uma chance a esta série. Se eu pudesse escolher, daria a chance de pelo menos mais cinco episódios para um final digno. Enfim... uma bela produção injustamente cancelada, assim se resume a exuberante Camelot.

3 comentários:

  1. Concordo com você Lissa, série totalmente injustiçada, merecia mais. Uma pequena quando nos empolgamos ela acabou.

    ResponderExcluir
  2. Lissoca
    vc mudou a fonte do blog? de qualquer forma gostei hahaha a anterior era tão apertadinha pra ler,sempre ia te dizer isso e esquecia! hihi
    e qualquer coisa relacionada ao rei arthur SEMPRE vai me lembrar vc <3
    bjuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Liss..
    não conhecia mto dessa série.. só de ouvir comentários msm, mas de qq forma me interessei em conhecer mais a partir dos seus comentários..
    Bjuss.. =)

    ResponderExcluir