quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Série: Parenthood


Queria ter falado dessa série por aqui há muito tempo, mas me perdi em meio a tantos assuntos e novidades a serem abordados. Porém, com a proximidade do início da terceira temporada no dia 13 de setembro, achei por bem citar Parenthood por aqui.

Inspirada no filme homônimo de 1989, estrelado por Steve Martin, a série Parenthood narra a história da família Braverman. Tudo começa quando Sarah Braverman (Lauren Graham, a Lorelai de Gilmore Girls - vale destacar que ela, pela primeira vez, consegue se desprender completamente do estereótipo da Lor) volta a morar com os pais, Zeek (Craig T. Nelson) e Camille (Bonnie Bedelia). Sem dinheiro e desempregada, ela trás consigo os dois filhos adolescentes: a problemática Amber (Mae Withman, interpretando o oposto perfeito de tudo o que Rory Gilmore era) e o insosso Drew (Miles Heizer).

Sarah possui ainda três irmãos, cada qual com sua própria família. O mais velho, Adam (Peter Krause), é o melhor amigo que procura sempre aconselhar os irmãos e acolhê-los em tempos difíceis. Ele é casado com Kristina (Monica Potter), dona de casa que cuida dos filhos do casal, Haddie (Sara Ramos), uma adolescente certinha que aos poucos vai se rebelando, e Max (Max Burkholder), um menino com a Síndrome de Asperger. Para mim, esta é a vertente mais dramática do seriado. Max dá muito trabalho aos pais pela doença que porta, e eles vão aprendendo, com muita dificuldade e dedicação, a lidar com o problema do filho.

Julia (Erika Christensen) é a irmã mais nova. Advogada extremamente bem-sucedida, tem uma filhinha, Sydney (Savannah Paige Rae) e é casada com Joel (Sam Jaeger), o perfeito homem do lar, que lava, passa, cozinha e cuida da casa. Com o tempo, ele vai se cansando dessa função e começa a fazer pequenos trabalhos como marceneiro, fato que desagrada Julia, que, com sua falta de tempo, não consegue ajudar o marido. A situação se complica um pouco quando o casal decide ter mais um filho.

Por fim, temos o irmão mais novo e meu personagem favorito, o imaturo Crosby (Dax Shepard) que descobre que tem um filho, o pequeno Jabbar (Tyree Brown), fruto de um relacionamento rápido com a dançarina Jasmine Trussell (Joy Bryant). Essa surpresa vem pra tentar fazer com que Crosby crie responsabilidade e pare de lavar roupas na casa dos pais, além de sair de seu barco-casa e andar de motocicleta. A mudança é muito brusca para Crosby, mas ele consegue ter uma melhora gradual quando começa a conviver com Jabbar. Com isso, sua reaproximação de Jasmine é inevitável e ele resolve fazer com que um casamento aconteça. Porém, sua imaturidade floresce novamente quando ele trai Jasmine e precisa reconstruir tudo de bom que havia entre eles.
Os irmãos Braverman: Sarah, Crosby, Adam e Julia.
Entrelaçada ao enredo dos quatro irmãos, vemos ainda no seriado o embate entre Zeek e Camille para manter a família unida e o casamento forte, mesmo depois de tantos anos e do gênio forte do patriarca.

A série é um drama familiar muito bem construído e envolvente (tive a certeza disso quando chorei na season finale da segunda temporada - e eu choro tipo... nunca), e não é raro nos identificarmos com as situações vividas pela família Braverman. Apesar disso, temos um leve toque de humor que faz com que a série não se perca em densidade e seja recomendável para qualquer tipo de público. Os personagens são marcantes e muito bem interpretados pelo elenco, inclusive pelos atores mais jovens. Parenthood acumula duas temporadas transmitidas pelo canal NBC e eu estou muito ansiosa pelo início da terceira, neste setembro.

Um retrato típico de uma grande família e uma das séries mais tocantes que já assisti. E, para quem não gosta de fica preso a uma única trama, Parenthood é um prato cheio.

4 comentários:

  1. Agora estou ansioso para assistir também, principalmente pela Lauren Graham e pelo Peter Krause.E se você chorou eu vou ter uma desidratação pelo menos. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca tinha ouvido falar dessa série, mas também nao me culpo, são tantas. Ainda bem que tenho você pra me mostrar essas coisas boas da vida. Algum dia ainda assisto esse seriado, não vou prometer nada agora, mas parece interessante!! =D

    ResponderExcluir
  3. tenho vontade de ver!
    principalmente pq adoro a Lauren
    mas ela pra mim é tao Lorelai que as vezes é dificil ve-la de outra forma e ate memorizar o nome da atriz hahaha
    sabe aquele filme que ela fez com a Mandy? Because I Said So? o tempo todo eu ficava esperando ela dar uma de Lorelai!
    bjo Lissoca!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de convidá-los a participar do grupo sobre a série no facebook: https://www.facebook.com/groups/407718519285380/

    ResponderExcluir