quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Herói Perdido, por Rick Riordan

Mais uma série incrível do excelente autor Rick Riordan! Depois de finalizar Percy Jackson e os Olimpianos, abordando a mitologia grega, Rick iniciou a trilogia As Crônicas dos Kane, sobre os deuses do Antigo Egito, cujo primeiro livro eu já resenhei aqui. Agora, enquanto aguardamos o segundo livro da trilogia e a concretização de rumores sobre uma série envolvendo lendas nórdicas, podemos nos deliciar com O Herói Perdido, primeiro livro da série Os Heróis do Olimpo, que mistura a mitologia romana com a grega.

O herói perdido é Percy Jackson, personagem já conhecido e devidamente resgatado nessa nova história. Além dele, reencontramos também Annabeth, Thalia e Quíron, todos dentro do nosso querido e reconstruído Acampamento Meio-Sangue. Eu particularmente adorei esse resgate: todo mundo quer saber o que acontece com nossos personagens favoritos quando o livro acaba de vez, e Rick nos deu esse grande presente mostrando que a jornada de Percy não teve mesmo um fim.

Nesta saga, temos os amigos Piper, Leo e Jason, três amigos semideuses que são retirados de forma nada delicada de sua antiga escola, sendo levados ao Acampamento Meio-Sangue e reclamados por seus pais, os deuses Afrodite, Hefesto e Júpiter. Peraí... Júpiter?

Isso mesmo. É aí que a mitologia romana é inserida na narrativa. No começo, ficamos um pouco confuso com a mistura de referências, mas depois de nos familiarizarmos com esse novo território, fica mais fácil entender.

O enredo é o seguinte: Jason está sem memória: não lembra quem é e de onde vem. Mas sabe que tem uma missão importante a cumprir com a ajuda de seus amigos. Aliás, seriam eles seus amigos mesmo? Ele não tem certeza. Por mais que tente, não consegue se recuperar da amnésia.

Ele precisa correr contra o tempo e contar com Leo e Piper para salvar uma deusa aprisionada, domar um dragão atrevido feito de engrenagens e salvar o pai da garota, que esconde um grande segredo: será capaz de trair seus amigos? Ao mesmo tempo, Leo, meu personagem favorito, aprende a lidar com traumas de infância com um dom muito especial que não era visto há muito, muito tempo.

Pela primeira vez temos Rick escrevendo em terceira pessoa, fato que estranhei um bocado no início. Ainda prefiro suas narrativas em primeira pessoa, me sinto bem mais próxima dos personagens. Apesar disso, o senso de humor do autor continua impecável e discreto. A única coisa que não gostei foi que meu exemplar estava lotada de erros de edição! Nomes de personagens trocados em falas, palavras erradas... O que aconteceu, Editora Intrínseca? Tantos erros assim depois de passar por três revisores é um absurdo.

Enfim, apesar desses pesares, o livro é ótimo, como tudo o que Rick Riordan faz. É apaixonante e um prato cheio para os orfãos de Percy. A continuação, intitulada O Filho de Netuno, não demora a ser lançada. Mal posso esperar!


MUDANDO DE ASSUNTO...

Minha querida amiga Juhjuh, me passou os primeiros selinhos que o blog ganhou! Aqui estão eles: 


E tenho que responder as seguintes perguntas, no primeiro momento menininha por aqui:

1º- Top três melhores produtinhos: Hidrante Crazy, de morango, da Água de Cheiro, esmalte Angélica, da Risquè e blush cor 04, da Vult.

2º- Segredos de Beleza: Não passar vontade.

3º- Uma Personalidade:
Britney Spears ♥

4º- Uma musica: A primeira que me veio em mente: Dancing With Tears in my Eyes - Ke$ha.

5º- Uma Foto: Britney na Femme Fatale Tour, porque o dia no show do Brasil tá chegando e eu estarei lá!


Eu deveria escolher três blogs para receber os selos e fazer o mesmo, mas acho que o meu círculo de contatos não é tão grande e nem adequado pra isso, hahaha! Então fica aqui só o meu agradecimento por ter ganhado esses e a recomendação de que todos visitem e comentem no www.juhjuhfernandes.blogspot.com

E por hoje é só!

3 comentários:

  1. ahhh que linda *-*
    obrigadaa
    bjão Lissoca!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o senso de humor dele é diferenciado e prende à leitura, e para mim é um dos principais motivos que me fazem querer ler mais!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha, adorei!! Esse livro definitivamente entrou para minha wishlist! Sucesso com o blog.

    Beijos,
    Nati.

    http://www.meninadelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir