sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Música: Cinderella's Eyes, por Nicola Roberts

Nunca fui grande fã das Girls Aloud, então, quando a banda se separou, nem senti muito. Não me interessei pela integrante que se lançou primeiro no mercado, Cheryl Cole. Ouvi as músicas, me limitei a gostar de duas delas e o resto achei bem sem tempero. Por este motivo, quando as outras meninas lançaram trabalhos solo, nem me preocupei em ouvir.
Porém, navegando por alguns blogs de música e cultura pop, li excelentes críticas ao álbum Cinderella's Eyes, da Girl Aloud Nicola Roberts. Quando no grupo, ela era  a que mais me chamava a atenção: perto da outras, mulherões que exalavam sensualidade, Nicola sempre foi mirrada e discreta. A mídia "bateu" nela por algum tempo, dizendo que ela destoava do grupo e sempre questionando seu talento. Agora, com o grupo desfeito, afirmo a vocês: foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na carreira de Nicola Roberts.
O álbum Cinderella's Eyes veio para responder às críticas da mídia: Nicola pode dançar, cantar, compôr e tudo muito bem. Eu dei uma chance à ela e não me arrependo!


A contagiante Beat of My Drum, primeiro single de Nicola, abre o Cinderella's Eyes. Na primeira ouvida, achei a música chata e enjoativa. Mas essa impressão foi embora rapidinho ao ver o clipe, que é delicioso! Depois disso, bastam mais algumas ouvidas e você já estará dançando loucamente to beat of her drum!


A segunda música e segundo single de Nicola é a faixa fofinha Lucky Day. A princípio, é só isso o que você acha que ela é: fofinha. Mas a música gruda na cabeça. Você começa a se sentir com um pouquinho de sorte psicológica a mais e a ir para o trabalho cantarolando: "Could it be my lucky day?" O clipe é lindo, e tem Nicola divando pelas ruas de NY.


E sabem o que eu gosto mais nisso tudo? O climinha vintage que tanto o álbum quanto os vídeos de Nicola têm, aquele toquezinho alternativo e ainda assim bastante atual. Por isso, o clipe de Yo-Yo não pode ser diferente. Essa é minha faixa preferida do Cinderella's Eyes, por enquanto. A letra é uma das melhores, assim como o vocal da cantora que envolve e conquista quem está ouvindo a música. Mal comecei a ouvir já favoritei no meu Last.Fm... com ela, tive a certeza de que queria conhecer o trabalho da Nicola mais a fundo.


Em seguida temos a faixa que dá nome ao álbum, Cinderella's Eyes. Com uma letra que retrata a independência nessa nova fase de Nicola, a gata borralheira se transforma realmente em uma princesa cheia de atitude e questionamentos, mais decidida a cada minuto do álbum. Porcelain Heart dá uma quebrada na agitação do álbum. Ainda é agitada, mas tem uma delicadeza que se sobressai, especialmente na letra.  Pelo que li, essa é a favorita dos fãs e grande cotada para ser lançada como single. Acredito que a sétima música do álbum, "i" seja a mais autobiográfica de todas. Eu mesma me identifiquei muito com a letra. "I'm scared of dying and not trying, scared of getting old. I'm scared of telling lies 'cause karma comes and eats me whole." Outro ponto a favor dessa música é o lindo live que Nicola faz dela. Muito, muito encantador e intimista! E eu me pergunto: como ousaram duvidar da capacidade dela?


O álbum segue tranquilo com a única música não composta por Nicola, um cover de alguém-que-não-sei-quem-e-fiquei-com-preguiça-de-pesquisar, Everybody's Got To Learn Something. Você dá uma cochiladinha, e logo vem Say it Out Loud, pra te acordar, seguida pela ótima e sangrenta Gladiator, que, na minha opinião, também daria um ótimo single e um vídeo melhor ainda - quando eu escuto me vêm mil ideias. Em Fish Out of Water você dá outra dormidinha. De longe, essa é a faixa que eu menos gosto em todo o álbum... na verdade, acho bem chatinha. Mas nem me demoro no lamento, pois Take a Bite já vem sacudindo tudo de novo. E, pra fechar com chave de ouro, temos Sticks + Stones. Essa é um beijo que Nicola manda pra todo mundo que jogou paus e pedras nela. Ela ficou machucada mas avisa: foi só um pouquinho. Ela tá inteira, mais forte e melhor que nunca!
E você? Tá esperando o que pra ver o mundo através dos olhos de uma Cinderella extremamente competente e talentosa? Este é, com certeza, um dos melhores lançamentos pop de 2011.

3 comentários:

  1. Não é meu estilo de música preferido o que ela faz, mas gosto muito do jeito e da atitude dela. Ela é diferente de tudo e gosta de mostrar que é assim. Isso já ganha minha admiração :)

    ResponderExcluir
  2. Vou dar uma chance também! É sempre legal ver as novidades, mas eu sempre tenho a necessidade de conhecer bandas que as pessoas não conhecem. Gosto de me surpreender com algo muito pouco conhecido e definitivamente pop não é o meu estilo. HAHA :-)
    O seu blog está muito fofo, parabéns!
    Beijos!

    http://desafiandoaleitura.blogspot.com/

    http://desafiandoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir