sexta-feira, 29 de abril de 2011

Série: Gilmore Girls

Eu pensei em escrever o primeiro post sobre séries falando de alguma outra que não Gilmore Girls. Mas é praticamente impossível eu "pular" esse início que me introduziu ao mundo dos seriados. Nunca fui muito fã de séries por serem muito longas e exigirem um acompanhamento constante, mas comecei a assistir essa por sugestão de um amigo que já tinha todas as temporadas em dvd, e ele me garantiu que eu ia gostar. É claro que ele estava certo: eu, como uma menina criada pela mãe, não poderia ter me identificado mais. 
A série, um drama com pitadas convenientes de humor, foi criada por Amy Sherman-Palladino, e tem em seus papéis principais Lauren Graham, interpretando a mãe Lorelai Gilmore, e Alexis Bledel, a filha Rory Gilmore. A história se passa na simpática e pequena cidade de Stars Hollow. Gilmore Girls se tornou conhecida por seus diálogos rápidos e repletos de referências da cultura pop - às vezes tão complexas que nem os próprios atores sabiam de quem ou do que estavam falando (e nós, telespectadores, passamos pela mesma situação ao assistir o seriado).

O que me agrada bastante na série é a exploração do contexto familiar. Lorelai ficou grávida aos 16 anos, desestruturando a base de sua rica família. Saiu de casa, arranjou um emprego e criou Rory sozinha. Porém, com o passar do tempo, surge a necessidade da retomada desses laços familiares, e Lorelai precisa ter paciência ao reconstruir o relacionamento com seus pais Richard e Emily. 

O seriado teve 7 temporadas, indo ao ar de outubro de 2000 à maio de 2007. Durante esse período, personagens foram e vieram, mas meu preferido sempre permaneceu: Luke Danes (interpretado por Scott Patterson), dono do Luke's Diner. Levemente carrancudo no começo, ele vai se mostrando mais com o desenrolar da história, especialmente quando desiste de esconder o que sente por Lorelai. Pra mim, pelo menos, ele é um dos personagens mais queridos e desempenha um papel muito importante na história. Infelizmente não posso ficar falando muito, pra não contar detalhes ou até mesmo o final da série e acabar com a graça dos interessados em assisti-la.

Também gosto muito da Lorelai e da atriz Lauren Graham. Fiquei com medo de que, pelo tempo interprentando a mesma personagem, a atriz ficasse muito marcada, mas ela se desprendeu finalmente ao começar a interpretar a Sarah, da série Parenthood, que pretendo falar por aqui em breve! A impressão que tenho é que a Lauren tem o mesmo jeitinho da Lorelai... o mesmo humor, as mesmas piadas, os mesmos dramas... É uma personagem que mexe muito comigo. Consigo me identifcar um pouco com a Rory também, principalmente na paixão por livros, e considero a vida amorosa da Rory mais interessante do que a da Lorelai, que é muito cheia de conflitos. A Rory é bem resolvida e sofre pouco, admiro!

Enfim, Gilmore Girls é uma série que me marcou muito, pelas diversas cenas emocionantes, situações pelas quais eu mesma já havia passado, e mesmo as que eu não havia passado, tudo é de uma força e verdade incríveis. O que acontece ali, não é impossível acontecer com a gente. E, claro, não posso deixar de dizer: no começo todo mundo deseja uma mãe como a Lorelai, mas no final, todo mundo começa a dar mil vezes mais valor à própria mãe. Uma relação bonita entre mãe e filha, só depende de ambas! Tem que ter cumplicidade.

Gostaria muito de falar mais da série e de cada personagem por aqui, mas infelizmente a série é muito extensa e, por já ter terminado, a gente não tem mais nada para acompanhar sobre ela. Então, fica apenas a minha recomendação aqui. Garanto que Gilmore Girls possui uma infinidade de detalhes encantadores... cenas, frases, casais, situações... Vale muito a pena!


5 comentários:

  1. retribuindo a visita!!!!
    Friends ganha de todas essas séries aee , rsrsrsr!

    Beijo Clarissa

    ResponderExcluir
  2. eu adooooro Gilmore Girls, Lissoca
    assistia meio perdido quando passava no SBT :O
    mas tem pouco tempo comecei a acompanhar valendo msm hehehe
    to na 3 temporada =)

    bjuu

    ResponderExcluir
  3. aii a Rapunzel estilo Barbie eu queria tb,esqueci de colocar
    mas queria a versão gringa que aperta a barriga e a Mandy canta HAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Meu personagem favorito também é o Luke, e o Luke's me faz ter vontade de ter um lugar assim pra ir comer todos os dias hahaha! Acho a Emily ótima também.
    Acho que a complexidade do relacionamento mãe e filha (tanto entre Lorelai e Rory quanto entre Lorelai e Emily) e todos os dramas pessoas da vida de cada uma são o que fazem a gente se identificar tantas vezes. Fora Stars Hollow e seus habitantes, que acabam conquistando quem assiste a série. Espero conseguir assistir as temporadas que eu não vi ainda!

    ResponderExcluir
  5. também adoro esta séria, pena que ainda não consegui assisti-la toda.

    ResponderExcluir