quinta-feira, 26 de maio de 2011

Série: My So-Called Life

My So-Called Life (no Brasil traduzida bregamente como Minha Vida de Cão) é uma série americana que foi ao ar entre 1994 e 1995, e teve como protagonista a (minha) atriz (favorita) Claire Danes em seu primeiro papel, aos 13 anos de idade. Infelizmente nessa época eu tinha apenas 5 anos de idade e não assisti a série em tempo real, mas tive a felicidade de conseguir baixar todos os 19 episódios na internet alguns anos depois. My So-Called Life foi cancelada com uma única temporada - culparam sua baixa audiência pelo fato de a série ser considerada "demasiadamente inteligente para a televisão".

A série gira em torno da garota Angela Chase (Claire Danes), de 15 anos, sua família, amigos e primeiro amor. Falando assim, é de se imaginar que o conteúdo seria um tanto quanto superficial. Mas é somente assistindo para perceber o quão profunda e melancolica essa série foi, permeada por metáforas, ironias e uma pequena dose de humor negro.

Porém, o foco da série não se concentra em excesso em Angela - os outros personagens são bem explorados com igualdade. A irmã mais nova de Angela e seus pais representam, de longe, o verdadeiro retrato american dream, cujos problemas e conflitos são expostos de forma que o telespectador se identifique com pelo menos alguma situação vivida por eles.

Os amigos de Angela são um destaque à parte: a certinha Sharon, que logo se revela mais atirada, a louca Rayanne, álcoolatra, mal comportada e levemente manipuladora, Brian, o nerd chatinho e apaixonado por Angela, e o homossexual Ricky (interpretado pelo ator Wilson Cruz, que logo após descobri como sendo o Angel Melendez, de Party Monster), que é meu personagem favorito e tem uma participação admirável durante a trama.
Para completar, temos o sem graça Jared Leto no papel da grande paixão de Angela, o bonitão Jordan Catalano. Ele praticamente não abre a boca e parece ser tão chato quanto seu personagem, apesar de proporcionar algumas risadinhas ao longo da história.

Meu episódio favorito é o sexto, "The Substitute", no qual um professor substituto de literatura muda a forma como os alunos vêem a matéria e a forma como ela é lecionada, incentivando todos a colocarem o sentimento pra fora nas palavras que vão sendo escritas e aperfeiçoadas ao longo do tempo. É quando alguém escreve um poema um tanto quanto assanhado para o anuário da escola, que, por não ter sido censurado, acaba transitando por toda a escola e causando polêmica. O episódio de Natal, "So-Called Angels" é emocionante, e o episódio final da série, "In Dreams Begin Responsibilities", é igualmente tocante. A série termina com uma icógnita e deixa a gente com um vazio, querendo, se não mais episódios, ao menos um final decente para sabermos o destino de cada personagem.

Em meio a seriados adolescentes atuais fúteis, preocupados principalmente em lançar ícones de moda, a linha seguida por My So-Called Life faz falta. É isso que os jovens de hoje precisam assistir: um pouquinho da própria realidade.


3 comentários:

  1. caramba!!! ela tava muuuito diferente! quero bastantão ver essa serie, apesar que eu fico muito revoltada quando algo nao acaba decentemente.... Humm...
    Mas de qq forma, é sempre bom assistir alguma coisa que faça pensar... =D
    e "sem graça"??? hahahahaha!

    beeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muiiito boa! Já tinha visto sobre ela, mas não sabia o conteudo! :P Vou vê se baixo pra assistir.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Só pra comentar: EU. AMO. ESSA. SÉRIE.
    Eternamente!
    Angela Chase e Jordan Catalano <3

    ResponderExcluir